terça-feira, 14 de maio de 2013

Tratamento Odontológico à paciente com Lúpus



Os cuidados odontológicos para o Lúpus são:


  • Higiene oral redobrada devido à destruição progressiva dos ácinos das glândulas salivares, a produção da saliva decresce e pode chegar ao ponto crítico dificultando a deglutição, a fonação e a limpeza mecânica e química dos elementos dentários;
  • Em caso de crise, o tratamento dentário deverá ser interrompido ou adiado, principalmente as cirurgias, só devendo ser executadas quando extremamente necessárias;
  • Outro ponto importante é quanto à administração de antibióticos como as penicilinas que podem em alguns casos, agravar o lúpus (Dias 1997);
  • O autoexame da cavidade bucal e visitas periódicas ao dentista (3 a 6 meses) para cuidados preventivos são de grande importância, devendo-se ficar atento para o aparecimento de máculas avermelhadas no assoalho bucal (Dias 1997). 

 

4 comentários:

  1. Gostei da abordagem sobre o tema (Os cuidados odontológicos para o Lúpus) eu acho que tbm além desses , quando ficamos com algum resfriado etc..., tbm temosque ter a Atenção com a escova de dentes ok :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Muito obrigada pelo seu comentário e seja bem vinda ao nosso blog.O que você disse é importante sim,pois a nossa boca possui uma colônia de micro-organismo e quando estamos resfriados aumenta a incidência e por isso requer uma atenção maior durante a higienização bucal.

      Logo postaremos outras doenças que também apresentam manifestações bucais.

      Até mais

      Excluir
  2. Bom dia!!
    Gostaria de saber se vocês me indicariam algum artigo científico que eu possa usar como base e referÊncia no meu TCC, que tem como tema o Lúpus e a Odontologia.

    Obrigada,

    Josi.

    ResponderExcluir
  3. bom dia ! sou portadora de lupus sistemico e um ano atras tive tamponamento cardiaco e demarre pericardio fiz cirurgia para retirada do liquido no pericardio porem agora estou tendo dificuldades de fazer tratamento dentario pois os dentista não querem mexer muito em mim. pq?

    ResponderExcluir