sexta-feira, 31 de maio de 2013

Você sabe o que é Síndrome de Sjögren?

  • A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune descrita pela primeira vez em 1933 pelo oftalmologista sueco Henrik Sjögren. Nesta síndrome o sistema imunológico do corpo tem como alvo principal às glândulas produtoras de muco (fluidos) destacando-se as glândulas salivares e lacrimais. Este ataque promove uma reação inflamatória que causa destruição dos tecidos ou prejudica seu funcionamento adequado. No Brasil não se dispõe de uma base de dados confiável sobre o exato número de portadores da Síndrome de Sjögren, porém esta Síndrome é uma das mais prevalentes desordens autoimune que acomete de 2 a 4 milhões de americanos.
  • A idade média inicial é após os 40 anos, sendo que nove entre dez pacientes são mulheres.
  • Entretanto, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer em todas as faixas etárias e em ambos os sexos.
  • Acredita-se que a falta de um diagnóstico precoce fez com que esta faixa etária prevalecesse nos levantamentos epidemiológicos realizados, pois é observado na prática clínica uma grande ocorrência uma faixa etária menor.
  • Durante avaliação criteriosa, realizando-se avaliação dos padrões salivares e levantamento do histórico médico- odontológico confirma-se a existência da Síndrome de Sjögren. Ou seja, a atuação do cirurgião dentista no diagnóstico precoce da doença é de extrema importância, pois assim estaremos promovendo juntamente com os profissionais da classe médica uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas.(Fonte: http://www.saliva.com.br/saliva/capa/sjogren)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário